Copo de Leite

O copo de leite, também conhecido como Lírio do Nilo e de nome científico Zantedeschia aethiopica é uma flor originária do sudoeste da África. Foi nomeada Zantedeschia em homenagem ao médico e botânico italiano Giovanni Zantedeschi (1797-1873), um pesquisador versátil e inteligente. Comumente encontrada próxima de locais que tenham água, essas plantas podem medir de trinta e cinco centímetros até um metro e meio de altura, aproximadamente.

É uma flor de grande beleza, muito usada para enfeitar ambientes. Suas flores grandes e firmes e sua folhagem verde brilhante fazem dessa planta uma grande escolha para ornamentação. Seu cultivo é relativamente fácil, feito em solo rico em matéria orgânica e com umidade.

Sua cor original é branca, mas através de cruzamentos com outras espécies de Zantedeschia, tem-se obtido variedades nas cores da flor. Hoje em dia podem-se encontrar copos de leite amarelos, vermelhos, laranjas e cor-de-rosa - lembrando que, essas cores não existem na forma natural/selvagem da flor.

O copo de leite requer certos cuidados, por possuir partes que contém oxalato de cálcio, sendo, portanto, tóxico e devendo ser mantido fora do alcance de crianças e animais domésticos. A ingestão de partes da planta pode causar náusea, vômitos, diarreia, edema de lábios, língua e garganta e consequente dificuldade de deglutição. O contato da planta com os olhos pode causar irritação e ferir a córnea. Sugere-se também que, após o manuseio da planta, lavem-se bem as mãos para evitar contato com olhos e mucosas e a consequente irritação.

Copo de Leite

Uma curiosidade sobre o copo de leite é que ele possui uso culinário. O rizoma da planta - que é o bulbo (subterrâneo) - quando bem cozido pode servir de alimento.

Acredita-se que a simples presença de um arranjo de copos de leite pode trazer paz ao ambiente, tranquilidade e calma às pessoas presentes no local.

A essência da flor é também utilizada medicinalmente nos chamados Florais de Minas, para combater a depressão, sofrimento e conflitos emocionais/sexuais. Crê-se que essa essência ajuda a pessoa a ter mais harmonia, perceptibilidade, aceitação de si mesma e paz.

Cultivos e Cuidados

Copo de Leite

Bonita, resistente e muito florífera, o Copo-de-leite pode atingir até 1 metro de altura. Ele apresenta folhagem ornamental e floresce nas estações primavera e verão. Suas flores variam entre as cores branca, amarela, vermelha, rosa, laranja e roxa e são largamente usadas como flor de corte para composição de arranjos e buquês.

Essa planta tolera baixas temperaturas, mas não prospera bem em climas mais quentes. Ela prefere locais com muita umidade e pode ser cultivada tanto a pleno sol quanto à meia-sombra, acompanhando lagos, margens de tanques, muretas, muros e paredes.

Se plantados em vasos, é importante manter os copos-de-leite constantemente bem irrigados e o solo sempre úmido. Para multiplicá-los, basta extrair as mudas que se formam junto ao rizoma da planta-mãe, após o florescimento.

Ao manusear esse tipo de planta, fique alerta! Ela tem um princípio ativo, oxalato de cálcio, que, se ingerido, pode causar intoxicação, dermatite de contato, estomatite, irritação, obstrução das vias aéreas superiores, perda temporária da fala, sialorreia, vômito etc. Por isso, fale com os moradores da casa, especialmente com as crianças, sobre os riscos que existem.

Se a intenção é justamente plantar copo-de-leite em um vaso, seguem algumas dicas de como fazer o cultivo e tenha lindas flores em seu jardim ou outras partes da casa. Copo de Leite

Dicas para plantar e cultivar copo-de-leite em um vaso:

  1. Você precisará de um vaso grande, no mínimo de 15 litros, prato para vaso, terra preta e areia de rio.
  2. Essa planta não necessita de um solo muito rico. Utilize uma medida de terra preta misturada com 1/10 de medida de terra de rio para promover a drenagem. Ponha o copo-de-leite no recipiente e regue com abundância até que toda a terra esteja umedecida.
  3. Deixe o vaso com o prato em um local que receba sol direto. A planta pode ser cultivada no jardim ou dentro de casa.
  4. Conserve o prato sempre com água. O copo-de-leite é semi-aquática e as raízes precisam estar constantemente em contato com a água.
  5. Irrigue todos os dias, conservando a terra sempre molhada, e não apenas úmida.
  6. O copo-de-leite deverá florescer com a chegada da primavera, e a melhor época para o plantio é o início do outono.





Início | Begônia | Girassol | Comentários